Landing page de e-book automatizada com o WordPress e MailPoet.

Vou explicar como criar uma pagina para automatizar o envio de e-book por email com criação de lista de LEADs, e ainda poder enviar Newsletter (mala-direta) pelo próprio WordPress com relatórios de envio e muito mais.

Para te ajudar a saber se essa solução serve para o que você precisa eu contarei rapidamente qual problema precisei resolver.

A necessidade

Um cliente que vende cursos de inovação e criatividade me procurou porque precisava melhorar as páginas onde ele disponibiliza cadastros para recebimento de e-books Gratuitos, uma Landing page.

Ele utiliza essa estratégia do e-book gratuito para captar cadastro de possíveis clientes (LEADS) e enviar mala-direta com propagandas dos seus cursos.

O problema

As páginas estavam com layout ruins, apontava para um link externo, liberava o e-book antes de confirmar o e-mail e ele ainda estava pagando 184,00/mês para ter o serviço.

A solução

Primeiro procurei por plugins e não encontrei nada pronto, pensei que teria que programar uma solução do zero.

Mas…

No dia seguinte recebi um e-mail do site danielkossmann.com, que falava sobre um plugin para envio de Newsletter, e a minha curiosidade me “obrigou” a testá-lo. Nessa “brincadeira” eu descobri como usá-lo de outra forma de modo a resolver o problema do dia anterior.

Agora vamos para o processo de implementação da solução.

(McGyver)

A solução utiliza o Plugin MailPoet (que é focado no envio de Newletter, é tipo MailChimp), mas descobri uma forma de utiliza-lo para enviar os e-books automaticamente.

1- Instale o MailPoet e ative o Plugin

Caso não saiba como instalar clique aqui para receber uma ajuda externa.

2 – Crie uma conta no site do MailPoet

Para poder usufruir do serviço PREMIUM na versão FREE, você precisará fazer um cadastro no site do MailPoet para receber uma chave de ativação.

O envio da chave de ativação poderá demorar até 48 horas, pois será uma pessoa que irá avaliar e liberar a sua solicitação. (eles explicarão o porquê desse processo)

O bom de ativar esse serviço é que o plugin não vai utilizar seu SMTP para enviar emails, assim não corre o risco do teu e-mail cair em alguma blacklist por conta do envio em massa.

Enquanto você aguarda a chave de ativação podemos continuar a configuração e deixar tudo pronto.

3 – Crie uma lista de distribuição para o primeiro e-book

Acesse a opção lista no menu do MailPoet, você vai precisar criar uma lista para cada e-book que quiser enviar automaticamente, e posteriormente o plugin vai salvar nelas o cadastro de quem solicitou e-book pelo formulário (veremos mais a frente como fazer o formulário).

4 – Crie um e-mail de boas-vindas (esse será utilizado para enviar o link de download do e-book.

Aqui o processo é simples, selecione a opção “e-mails” no menu do MailPoet e clique em “adicionar”, depois selecione a opção “E-mail de boas-vindas”

5 – Coloque o link para download do e-book no e-mail de boas-vindas.

Nessa etapa o MailPoet vai oferecer alguns modelos prontos de Newsletter, escolha o modelo que você mais gostar e insira um botão com o link de download do teu e-book. (você precisará disponibilizar os e-books de uma forma que seja possível fazer o Download via link, para isso você precisará fazer o upload do arquivo em algum lugar com acesso público, você pode fazer isso pela biblioteca de mídias do WordPress.)

6 – Crie a regra para de enviar um e-mail automático toda vez que um novo cadastro chegar na lista.

7 – Crie um formulário pelas opções do menu do MailPoet.

Para saber como criar um formulário, veja o vídeo tutorial do próprio MailPoet.

Se você tiver conhecimentos em CSS e quiser deixar o formulário mais bonito, poderá editar os Estilos na tela de configurações dele.

Agora é só testar e colocar em produção!

E imagem do menino e da colher no título do Post, tem algum significado?

“There’s no spoon” (Não existe colher), essa imagem é de uma cena do filme Matrix, que relacionei com as possibilidades que você pode encontrar no mundo.

A cena é assim:

Garoto: Não tente entortar a colher. É impossível. Apenas tente ver a verdade.
Neo: Que verdade?
Garoto: A colher não existe.
Neo: A colher não existe?
Garoto: Você verá que não é a colher que entorta. É você mesmo.

Para quem quiser ver a cena, é só clicar aqui

Acredito que se olharmos para nossas capacidades e possibilidades buscando desconstruir os modelos e limites que nós mesmos criamos, seremos capazes de expandir a criatividade e com isso inúmeras combinações e possibilidades surgirão.

E podemos direcionar essa filosofia para o WordPress, atualmente com mais de 60 mil opções de plugins, inúmeros temas e dicas da comunidade, que proporciona um ambiente amigável para criar diversas soluções, basta você abrir sua mente para as possibilidades.

“Olhe para as possibilidades dentro de você, aprenda a expandi-las, recrie-se, e o mundo externo se expandirá para você!”


Kadu Marcassi

Ok! mas… Como você pode fazer para “expandir”?

Claro que existem várias formas, uma que achei legal é a Estratégia de Criatividade Disney
Ou, indo para uma visão mais subjetiva, eu recomendaria a atenção aos seus pensamentos relacionados as possibilidades, veja o que está acontecendo aí dentro de você, “There’s no spoon”.

E pra finalizar, CLAROOO E OBJETIVO…..

Testem plugins (mesmo que seja só pra ver como funcionam), teste suas ideias, estudem, leiam tudo que puderem sobre WordPress, acompanhem as novidades e eventos. Isso vai ampliar a sua experiência e muitas soluções podem surgir.

“O acaso só favorece a mente preparada”

Louis Pasteur

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.